5 Investimentos Seguros Para Perfis Conservadores

Olá, prezados leitores! Hoje você irá ler sobre 5 investimentos seguros para iniciar sua jornada como investidor.

Pensando na minha trajetória no mundo dos investimentos, e diga-se de passagem, trata-se de uma trajetória breve, eu me questionei sobre o porquê de ter demorado tanto para começar a poupar e posteriormente passar a investir o meu dinheiro. É óbvio que um dos fatores que nos limita, e muitas vezes nos impede de começar a investir, é o fato de ganharmos pouco, termos muitas despesas ou simplesmente não termos sido apresentados a esse universo. Porém um fator relevante que me fez adiar o início dos meus aportes, hoje constantes, foi o medo de me aventurar em investimentos não seguros ou de que meu dinheiro ficasse preso por muito tempo sem que eu pudesse resgatá-lo.

Nem sempre é fácil para um iniciante ou uma pessoa leiga que queira aplicar o seu dinheiro, identificar qual a melhor forma de começar. Eu, particularmente, acredito que é essencial começar por investimentos conservadores e que nos ofereçam a sensação de segurança e controle sobre o nosso patrimônio, mesmo ele estando aplicado.

Pensando em ajudar quem quer começar a investir e ainda não sabe exatamente quais são as opções disponíveis e que se apresentam como sendo as mais conservadoras e seguras, eu trago nesse artigo 5 bons exemplos:

1. Tesouro Direto

Uma das primeiras opções que eu descobri quando passei a pesquisar sobre investimentos foi o Tesouro Direto. Eu confesso que fiquei entusiasmado ao entender que se tratava de um programa do Governo Federal que permite que os investidores comprem títulos públicos diretamente do Tesouro Nacional, ou seja, ao investir no Tesouro Direto você estará comprando papéis do Governo Brasileiro, na teoria o investidor só perderia seu investimento se o país falir e por isso que o Tesouro Direto é uma das opções de investimento mais populares e seguras disponíveis no Brasil. Mas antes de investir no Tesouro Direto é preciso ficar atento à alguns pontos, como o fato de existir diferentes tipos de títulos do Tesouro Direto, cada um com características e prazos de vencimento específicos, mas todos são considerados investimentos de baixo risco.

Para aprender, fazer simulações e entender melhor sobre cada um dos inúmeros títulos disponíveis do Governo Federal, acesse o Site Oficial do Tesouro Direto.

Investimentos Seguros Para Perfis Conservadores
Clique na Imagem e Conheça os Títulos Disponíveis na Página Oficial do Tesouro Direto

2. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Quando resolvi sair da poupança e ainda não sabia praticamente nada sobre investimentos, descobri que o Certificado de Depósito Bancário era uma opção muito popular de investimento em renda fixa e que era ofertada por praticamente todas as instituições bancárias, inclusive havia opções interessantes no próprio banco em que sou correntista. Foi então que eu passei a procurar quais as melhores ofertas e como poderia fazer a melhor escolha na hora de investir em um CDB. Nesse processo e de aprendizado eu descobri que os Certificados de Depósito Bancário funcionam como empréstimos que o investidor faz ao banco, que por sua vez oferece uma taxa de juros em troca, ou seja, você como investidor estará emprestando o seu dinheiro ao banco, o banco por sua vez usará esse empréstimo em aplicações que tragam retorno ao banco e em troca pagará a você uma porcentagem sobre o valor que você emprestou à instituição bancária.

Entre os fatores que fazem com que os CDBs sejam considerados investimentos conservadores e seguros está o fato de eles serem protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). O FGC é uma associação não governamental que visa através de alguns mecanismos de proteção, garantir a recuperação de valores (com limite determinado) por parte dos investidores e correntistas, em caso de falência da instituição bancária até um limite de R$ 250.000 por CPF e por instituição financeira. Esse fundo é mantido pelas instituições financeiras nacionais, que fazem depósitos mensais no valor de 0,0125% do total transacionado nos produtos que possuem a cobertura do FGC.

3. Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Quando estamos iniciando no mundo dos investimentos nos deparamos com duas siglas muito comuns dentro desse universo, as LCIs e LCAs. Mas que exatamente significam essas siglas e por que são consideradas investimentos de baixo risco? Bom, apesar de inicialmente parecer algo complexo, tanto a LCI quanto a LCA são fáceis de entender. LCI significa Letra de Crédito Imobiliário e trata-se de um investimento cujo lastro está em uma carteira de empréstimos que financiam empreendimentos no setor imobiliário, sendo que através das LCIs, os bancos oferecem empréstimos para pessoas jurídicas e físicas que estão construindo ou realizando aquisições e reformas de imóveis. Já a LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio, e por sua vez, está lastreada em carteiras de empréstimos que financiam investimentos no agronegócio brasileiro.

O atrativo nessas duas modalidades de investimento, é que as LCIs e as LCAs são investimentos em renda fixa isentos do imposto de renda, além do fato de ambos os investimentos oferecerem baixo risco, uma vez que são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e geralmente apresentam rendimentos superiores aos da poupança, tornando-se opções interessantes para quem busca diversificar sua carteira de investimentos com segurança e rentabilidade.

4. Fundos de Renda Fixa

Em algum momento da sua vida você já deve ter lido ou ouvido falar sobre os tão famosos Fundos de Renda Fixa. Mas você sabe o que, na prática, o que significa um Fundo de Renda Fixa? Os Fundos de Renda Fixa são fundos de investimento que aplicam a maior parte de seus recursos em ativos de renda fixa, como títulos públicos (Tesouro Direto Selic, Tesouro Direto Prefixado, Tesouro Direto IPCA+), além de títulos privados como CDBs, Debêntures, CRI/CRA, LCIs e LCAs. Estes fundos são gerenciados por gestores profissionais e buscam oferecer uma boa diversificação e maior liquidez, tornando-os uma opção conveniente para investidores que buscam segurança e praticidade.

Em alguns casos um fundo de renda fixa pode, de forma excepcional, realizar investimentos também em renda fixa oferecida em países estrangeiros.

5. Previdência Privada

Uma preocupação recorrente para a maioria de nós, brasileiros, é com a nossa futura aposentadoria. Todos nós sabemos o quanto é cada vez mais difícil se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). À medida em que a população brasileira envelhece a contribuição da mão de obra trabalhadora em atividade se torna cada vez menos capaz de arcar com os direitos previdenciários de quem está em idade de se aposentar, isso sem levar em consideração o aumento da expectativa de vida do brasileiro. É por isso que investir em Previdência Privada tem ganhado cada vez mais adeptos pelo país. A Previdência Privada é uma opção de investimento de longo prazo que oferece benefícios fiscais e pode ser utilizada como complemento à previdência social. Existem duas modalidades de Previdência Privada: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Ambas oferecem uma variedade de opções de investimento, incluindo fundos de renda fixa, e são indicadas para investidores que buscam planejar sua aposentadoria e proteger seu futuro financeiro.

Conclusão

Eu espero que você tenha gostado de tudo que aprendeu até aqui e percebido que investir em opções conservadoras e seguras é essencial para proteger seu capital e alcançar seus objetivos financeiros a longo prazo. Os 5 tipos de investimentos financeiros mencionados acima – Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA, Fundos de Renda Fixa e Previdência Privada – são excelentes escolhas para investidores conservadores que valorizam a estabilidade e a segurança em seus investimentos. Lembre-se sempre de diversificar sua carteira e buscar orientação profissional se necessário, para tomar decisões de investimento seguras e assertivas.

 

Não deixe de ler também: 10 Ideias Inteligentes para Cortar Despesas e Economizar Dinheiro

1 comentário em “5 Investimentos Seguros Para Perfis Conservadores”

Deixe um comentário