Como surgiu o dinheiro no mundo?

Alguma vez você já deve ter se perguntado sobre como surgiu o dinheiro no mundo. Apesar das nossas vidas serem imensamente afetadas pelo dinheiro, seja pela posse ou ausência dele no nosso dia-a-dia, não é todo mundo que sabe quando, como ou o porquê do surgimento do dinheiro.

Buscando responder como o dinheiro surgiu no mundo falaremos sobre o ancestral do dinheiro, as trocas, que por sinal ainda é algo muito presente em nosso cotidiano. As trocas surgiram durante a evolução da civilização humana, à medida em que o homem primitivo torna-se mais sociável com grupos humanos distintos. Em uma realidade em que a alimentação era baseada na coleta de frutos, plantas e caça de animais, os grupos menos hostis perceberam que poderiam melhorar sua realidade oferecendo o que possuía em maior quantidade à medida em que recebiam aquilo que era abundante em outras tribos humanas.

Com o passar do tempo esse sistema de troca foi evoluindo. Ao longo dos séculos as trocas passaram a receber denominações e classificações de acordo com a realidade, o local e as particularidades que as caracterizavam. Assim surgiram definições como o “salário”, palavra originada do latim “salarium” e cujo significado, soldo, é traduzido como “pagamento de soldado”. Essa era a realidade dos soldados do Império Romano que possuíam seus pagamentos realizados em sal, um condimento valioso na época e que era comumente utilizado como moeda de troca.

Um outro tipo de troca, também muito comum, era feita utilizando animais. Nesse contexto surge o termo “pecúnia”, que origina-se da palavra em latim “pecus” e cujo significado é “rebanho”.

O tempo foi passando e surgiram na região onde hoje é a Turquia, antes conhecida como Lídia, as primeiras moedas cuja estrutura é semelhante às que conhecemos atualmente. As peças metálicas representavam valores e eram utilizadas em substituição às trocas realizadas com utensílios, especiarias ou animais. Estima-se que essa origem se deu no século VII antes de Cristo.

Surge nesse contexto a cunhagem, que era a técnica utilizada para gravar características e informações que visualmente permitiam a identificação das moedas. Essa técnica era emprega com a utilização de um martelo e por isso ficou conhecida como “cunhagem a martelo”. Os metais utilizados eram indicadores do valor de cada moeda, sendo consideradas de alto valor as moedas em prata e ouro.

Com o desenvolvimento das relações de comércio e com a crescente necessidade de transferência de valores entre pessoas, províncias e reinos, naturalmente os metais nobres, ouro e prata, deixaram de ser predominantes na cunhagem das moedas, cedendo espaço para metais não tão raros. No decorrer dos séculos o valor monetário das moedas foi sendo incorporado de forma abstrata, passando a retratar elementos estéticos e culturais das nações as quais pertenciam.

Com a circulação do dinheiro tornando-se algo presente na realidade das sociedades, surgiu a necessidade de se proteger esse bem. É diante dessa necessidade que surgem os primeiros bancos do mundo.

Sob a proteção dos guardas que protegiam o ouro e a prata armazenados nos cofres pertencente aos comerciantes de metais nobres, as moedas de pessoas abastadas passaram a ser tuteladas sob a garantia de documentos que atestavam seus valores. Esses documentos eram uma espécie de recibo e ganharam o nome de “goldsmith’s notes”, em tradução livre “notas de ourives”.

Com sua popularização os recibos passaram a ser admitidos como método de pagamento por quem os detinham, já que forneciam uma maior segurança em relação ao risco de se transportar dinheiro em espécie. É justamente nesse momento da história da evolução das relações comerciais humanas que surgem as primeiras cédulas de dinheiro, o papel moeda.

Não há como falar sobre como surgiu o dinheiro no mundo sem também dizer onde surgiu o primeiro banco oficial. Então saiba que a Suécia foi oficialmente o primeiro país a ter uma instituição bancária reconhecida, no ano de 1656. Posteriormente surgem em 1694 na Inglaterra, em 1700 na França e em 1808 no Brasil.

Se você está se perguntando de onde vem a palavra “banco”, saiba que ela vem da palavra italiana “bank”, objeto feito em madeira e utilizada por comerciantes italianos residentes em Londres e que operavam seus negócios no mercado público inglês.

Você pode ler mais a respeito da história do dinheiro no Brasil acessando o portal da casa da moeda, criado pelo Governo Federal.

1 comentário em “Como surgiu o dinheiro no mundo?”

Deixe um comentário